quarta-feira, 18 de março de 2020

SEGUNDA - FEIRA, 23/03 - GEOGRAFIA


O PLANETA E SEUS MOVIMENTOS

Por muito tempo os seres humanos acreditaram que a Terra fosse plana. Isso porque, quando olhamos para a linha do oceano ou a linha do horizonta, por exemplo, não percebemos a forma arredondada do planeta; temos a impressão de que a Terra é plana. Ao longo da história, estudiosos e cientistas de diferentes povos, com seus experimentos e observações, constataram que o planeta é esférico.
Eles também puderam comprovar que a Terra se movimenta em torno do Sol, apesar de parecer que o Sol “nasce” de manhã em lugar e se “põe”, no fim da tarde, do lado oposto, caracterizando o que chamamos de “movimento aparente do Sol”.

Movimento de Rotação


        Durante nossas aulas, você aprendeu que o movimento que a Terra realiza em torno de seu eixo imaginário, ou seja, em torno de si mesma, é o movimento de rotação. Ele leva 24 horas para ser completado e marca dois períodos distintos: o dia e a noite. Vamos observar a ilustração e relembrar esse movimento.

Conforme a Terra realiza esse movimento, uma parte de sua superfície fica voltada para o Sol e, consequentemente, a outra parte fica no escuro.  








Movimento de translação

   Outro movimento importante que a Terra realiza que aprendemos foi o movimento de translação. Esse movimento corresponde à trajetória da Terra em torno do Sol, também conhecida como órbita terrestre, isto é, a volta que ela dá em torno do Sol.


     Você já deve ter percebido que, ao longo do ano, a temperatura varia. As temperaturas mais altas ocorrem nos meses de verão, e as mais baixas, no inverno. O eixo de rotação se encontra inclinado em relação ao Sol. Isso faz que incidência dos raios solares seja diferente nos dois hemisférios.

    

     Assim, quando é verão no hemisfério Sul, é inverno no hemisfério Norte, e vice-versa. 
    O movimento de translação e a inclinação da Terra em relação a seu plano de órbita dão origem às estações do ano. Vejamos como isso acontece. 







  
     ATIVIDADE 01 - CADERNO



3 comentários:

  1. Essa atividade merecia um vídeo da professora de Ciências. Imaginem que nós mães estamos em casa trabalhando em homeoffice, assumindo todas as tarefas domésticas, cuidando da nossa saúde mental e da saúde mental de nossos filhos e ainda assumindo toda a explicação pedagógica das atividades.
    Proponho uma parceria incluindo também alguns vídeos pelo menos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe, a gente não espera que a senhora seja expertise no processo pedagógico por isso entendemos perfeitamente a sua preocupação. A proposta é ressignificas conhecimento e cosolidar habilidades pata as novas descobertas. Assim que voltarmos as nossas atividades habituais, estaremos ratificando as ações pedagógicas realizadas à distância.
      Fique tranquila, sei que o cotidiano não está sendo fácil e que a famílias, assim como a escola, cada um seus tem o seu papel social, que dialogam,mas que não tem como ser substituídos.
      Agradeço todo o empenho e parabenizo cada um de vcs, que assim como nós, estão fazendo o melhor que podem dentro desse cenário tão confuso.
      Espero ter ajudado.
      Abraços, Manuela Bittencourt

      Excluir