quarta-feira, 1 de abril de 2020

SEGUNDA-FEIRA 06/04 GEOGRAFIA E MATEMÁTICA



GEOGRAFIA


O PLANETA TERRA
     
                Em março de 2006, o astronauta brasileiro Marcos Pontes integrou a tripulação de uma nave espacial. Durante a viagem ao espaço, Pontes realizou oito experimentos que deverão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Entre os estudos realizados estão a observação da germinação de sementes na Estação Espacial Internacional.

    Marcos Pontes fala sobre sua experiência como astronauta no vídeo a seguir, vamos conferir?

Apreciação vídeo: Astronauta Marcos Pontes

CLIQUE DUAS VEZES NO VÍDEO PARA AMPLIAR



   Gravado em 2006, o vídeo traz imagens da experiência do brasileiro Marcos Pontes a bordo de uma nave espacial. O astronauta fala também sobre o orgulho de levar a bandeira nacional para tão longe e a importância de estudar.
         


    Essa estação é usada como um centro de pesquisas no espaço, onde astronautas ficam instalados por um tempo fazendo experimentos. Pontes viajou com dois colegas para lá, que foram substituir os astronautas que viviam na Estação Espacial desde outubro de 2005.




O primeiro astronauta brasileiro a observar o planeta Terra do espaço viu uma imagem semelhante à reproduzida abaixo. 


Caderno: Atividade 01

Esta atividade deverá ser copiada e respondida no caderno.


01. Observando a foto da Terra no espaço, o que você diria sobre ela? (4 linhas)

02.Em sua opinião, qual a importância da chegada do ser humano à Lua para os estudos de Geografia? (4 linhas)

03. Há várias maneiras de representar o planeta em que vivemos. Escreva de que maneiras podemos representar a Terra. (2 linhas)

04. Você conhece alguma representação geográfica que se assemelha à Terra vista do espaço? Qual? (2 linhas)

05. Descubra o que está errado em cada uma das afirmações abaixo. Em seguida, reescreva-as corretamente.

a) O planisfério é a representação que mais se assemelha à forma real do nosso planeta.
(3 linhas)

b) Ao observar o globo terrestre, podemos visualizar toda a superfície da Terra de uma só vez.
(3 linhas)


06. Um velejador brasileiro pretende realizar uma viagem ao Brasil ao Japão. Antes de iniciar a viagem, ele precisa estabelecer a rota de navegação marítima que seja mais curta possível. Qual a melhor representação que vai ajudá-lo a visualizar essa rota: planisfério ou um globo terrestre? Justifique sua resposta. 





MATEMÁTICA
Caderno: Atividade 03

01. Observe a tabela a seguir e resolva os problemas propostos:

FÁBRICA DE SUCOS (l MÊS)
LARANJA
MANGA
57 123
48 369






a) Que suco esta fábrica de suco produziu mais no mês?

b) Escreva este número por extenso.

c) Quantos litros um suco foi produzido a mais que o outro nesse mês?

Cálculo:


Resposta:

d) Quantos litros de suco no total laranja e manga foram produzidos por esta fábrica neste mês?

Cálculo:



Resposta:


e) Arredonde a quantidade de suco de laranja e de manga deste mês para dezena de milhar mais próxima.


Continuar treinando Sistema de Algarismos Romanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário