GEOGRAFIA
O PLANETA TERRA
Em
março de 2006, o astronauta brasileiro Marcos Pontes integrou a tripulação de
uma nave espacial. Durante a viagem ao espaço, Pontes realizou oito
experimentos que deverão contribuir para o desenvolvimento científico e
tecnológico do Brasil. Entre os estudos realizados estão a observação da
germinação de sementes na Estação Espacial Internacional.
Marcos Pontes fala
sobre sua experiência como astronauta no vídeo a seguir, vamos conferir?
Apreciação vídeo: Astronauta Marcos Pontes
CLIQUE DUAS VEZES NO VÍDEO PARA AMPLIAR
Gravado em 2006, o vídeo traz imagens da experiência do
brasileiro Marcos Pontes a bordo de uma nave espacial. O astronauta fala também
sobre o orgulho de levar a bandeira nacional para tão longe e a importância de
estudar.
Essa
estação é usada como um centro de pesquisas no espaço, onde astronautas ficam
instalados por um tempo fazendo experimentos. Pontes viajou com dois colegas
para lá, que foram substituir os astronautas que viviam na Estação Espacial
desde outubro de 2005.
O
primeiro astronauta brasileiro a observar o planeta Terra do espaço viu uma
imagem semelhante à reproduzida abaixo.
Caderno: Atividade 01
Esta atividade deverá ser copiada e respondida no caderno.
Esta atividade deverá ser copiada e respondida no caderno.
01. Observando a foto da Terra no espaço, o que
você diria sobre ela? (4 linhas)
02.Em sua opinião, qual a importância da chegada do
ser humano à Lua para os estudos de Geografia? (4 linhas)
03. Há várias maneiras de representar o planeta em
que vivemos. Escreva de que maneiras podemos representar a Terra. (2 linhas)
04. Você conhece alguma representação geográfica
que se assemelha à Terra vista do espaço? Qual? (2 linhas)
05. Descubra o que está errado em cada uma das
afirmações abaixo. Em seguida, reescreva-as corretamente.
a) O planisfério é a representação que mais se
assemelha à forma real do nosso planeta.
(3
linhas)
b) Ao observar o globo terrestre, podemos
visualizar toda a superfície da Terra de uma só vez.
(3
linhas)
06. Um velejador brasileiro pretende realizar uma
viagem ao Brasil ao Japão. Antes de iniciar a viagem, ele precisa estabelecer a
rota de navegação marítima que seja mais curta possível. Qual a melhor
representação que vai ajudá-lo a visualizar essa rota: planisfério ou um globo
terrestre? Justifique sua resposta.
MATEMÁTICA
Caderno: Atividade 03
01. Observe a tabela a
seguir e resolva os problemas propostos:
FÁBRICA DE SUCOS
(l MÊS)
|
|
LARANJA
|
MANGA
|
57 123
|
48 369
|
a) Que suco esta fábrica de suco produziu mais no
mês?
b) Escreva este número por extenso.
c) Quantos litros um suco foi produzido a mais que
o outro nesse mês?
Cálculo:
Resposta:
d) Quantos litros de suco no total laranja e manga
foram produzidos por esta fábrica neste mês?
Cálculo:
Resposta:
e) Arredonde a quantidade de suco de laranja e de
manga deste mês para dezena de milhar mais próxima.
Continuar
treinando Sistema de Algarismos Romanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário