DIÁRIO DE VIVÊNCIAS
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INFORMAÇÕES ADICIONAIS
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ResponderExcluirAcredito que a escola esteja ciente dos riscos da proposta de reflexão de um problema em tempo real. Embora a maioria possa ter êxito na atividade, espero que os alunos que não tenham condições psicológicas para cumprir essa tarefa tão precocemente, não sejam bimplesmente tratados como uma minoria que precisa se adequar. Entendendo que já exista um plano de acolhimento para os casos em que o sofrimento vá além do fato de estar afastado dos amigos e da rotina, gostaria de saber como será esse fluxo, caso precisemos acessá-lo.
ResponderExcluirO comentário acima foi feito por Cleidiane Dias e Flávio Figueiredo.
ResponderExcluirA atividade é interessante, porém acho que não seja o momento. A pandemia não está sendo igual para todos. Existem famílias que perderam entes queridos, outras estão separadas, pais que não estão vendo seus filhos, por trabalharem na área de saúde, dentre outras situações. Seria o caso da escola repensar atividade, pois acredito que emocionante, existam crianças e pais que não estão preparados para mexer em uma ferida que ainda não foi cicatrizada.
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirEstamos cientes de todas as questões que uma criança pode vivenciar nesse momento, mas acreditamos que a expressão de suas emoções, seja extremamente relevante para inclusive entender o seu processo de aprendizagem. É importante lembrar que cognição está interligada a emoção, portanto não permitir que elas, mesmo sendo crianças possam relatar as suas dores e aflições, apenas fazem com que escondam ou até mesmo não entendam o que estão sentindo, é papel da escola entender o que sentem. Importante informar a preocupação do Colégio em tudo que faz, desta forma consultamos Psicólogos os quais validaram a atividade, e esta foi muito elogiada justamente por oportunizar a criança a ter o seu lugar de fala.
Mesmo assim estamos à disposição daquelas famílias que por algum motivo, não tenham condições emocionais de realizar a atividade, já que acolher sempre foi o propósito. Entrem em contato com Professora Núbia, façam a justificativa, pois no retorno enviaremos uma outra atividade. Mas Aqueles que tiverem condições não percam a oportunidade de ouvir as crianças, elas sempre têm muito as nos dizer.
Manuela Bittencourt
Coordenadora Pedagógica
Oi pró Manuela, boa tarde! Estimo que esteja bem.
ExcluirTenho certeza que o Colégio Arte está revestido das melhores intenções. Também considero importante colocar essas emoções represadas para fora - elas precisam ser trabalhadas. Eu inclusive, sou Terapeuta, tenho registro profissional e faço atendimentos que estão relacionados com pessoas sofrendo com esse tema, dentre outros. O que eu quis dizer é que quando a gente põe para fora essa angústia que estava presa, nós precisamos de apoio profissional de um terapeuta ou psicólogo e talvez nem todas as famílias possam contar com isso no momento, bem como o Colégio Arte não vai oferecer também, visto que não é seu papel.
Parabenizo o Colégio Arte pela sensibilidade em oferecer uma segunda opção para aquelas famílias que não se sentem em condições de realizar essa atividade neste momento.
Oportunamente quero ressaltar que minha filha vai fazer a atividade sobre a COVID. Ela está emocionalmente estável e bem, dentro do possível e eu também. Caso eu perceba algum gatilho emocional gerado na atividade, eu como Terapeuta terei condições de identificar e conduzir profissionalmente, ou, se necessário, passar para a atividade alternativa.
O comentário que eu fiz e apaguei foi para ajudar outras famílias. Eu penso daquela forma. Porém, resolvi apagar porque não acho justo eu ter que me expor aqui em prol de outras pessoas que ficam na zona de conforto ou que preferem reclamar de forma provativa porque é mais cômodo para elas. Eu tenho essa característica de pensar no coletivo - o que nem sempre é bom para mim.
De toda forma sinto que essas famílias foram beneficiadas pelo fato da escola ter oferecido uma alternativa.
Desejo uma excelente semana para todos e sigamos empregando nossa energia em outras coisas.
Atenciosamente,
Luciana Pereira
Olá Coordenação pedagógica do Colégio Arte, boa tarde!
ResponderExcluirEstou aqui para expressar a minha opinião sobre a 4 Atividade do I Trimestre do 4° Ano do Ensino Fundamental I. Como mãe de um aluno da casa para mim, esse não é o momento ideal para tocar em um assunto tão delicado como pede a atividade em questão. Sabemos que ainda estamos vivenciando, ou seja, estamos dentro da situação (COVID-19) e não sabemos como sairemos dela. Tenho visto o meu filho sofrendo quase diariamente de não poder ir para escola, de não poder encontrar com os colegas e as colegas da sua turma. Na verdade meu filho não quer nem ouvir falar do nome COVID 19. A COVID tirou o convívio com os colegas, alguns familiares e a possibilidade de liberdade que sabemos que as crianças possuem ao brincarem em ambientes externos. Tem dias que estamos todos stressados, angustiados, cheios de medo e incertezas (apesar de ter uma fé em um DEUS Soberano que tem o controle de tudo).
Temos visto perto de nós pessoas que perderam empregos, entes queridos, pessoas em situação de pânico. Sendo assim, neste momento não me sinto à vontade de conversar com meu filho sobre um tema tão delicado, ainda mais na situação de avaliação.
Peço que revejam essa 4 atividade porque não temos condições de falar de qual filme, música que ele esteja assistindo. Estamos nos esforçando a manter a rotina dentro do caos. Nossas emoções não aguenta de tanta dor e tragédia. Tragam uma atividade onde ele possa elaborar, pensar outra situação até porque vcs já pediram um trabalho com a matéria de Produção de Texto.
Reconheço aqui todo esforço que o Colégio Arte tem tido neste tempos difíceis e tenebrosos que já marcou as nossas vidas e a história da humanidade, as gerações futuras saberão como conseguimos sobreviver à isso.
Agradeço desde já a compreensão!
E pra manda para qual e-mail
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